Apartamento studio: conheça tudo sobre esse tipo de imóvel!
27/05/2022 - ARQUITETURA
Os studios tem ficado cada vez mais populares entre os solteiros e jovens casais nos últimos anos. São apartamentos compactos e aconchegantes que cabem no orçamento desse perfil de morador. Mas você sabe o que é um studio e suas características?
A escolha de um imóvel é muito particular de cada pessoa. Há quem prefira os imóveis maiores com bastante área, como coberturas e áreas privativas (ou gardens). Já outros não veem essa necessidade e buscam por apartamentos pequenos que cumpram apenas o papel do aconchego para dormir, já que não passam muito tempo em casa.
Isso mostra que a definição de um “bom imóvel” depende muito do ponto de vista de cada perfil e, nos últimos anos, solteiros e jovens casais tem optado por um tipo muito particular de apartamento: os studios.
Compactos, os studios são uma ótima escolha para quem não deseja morar em um imóvel grande, mas procura por praticidade e conforto. Vamos conhecê-los?
O que é um studio
O studio tem como característica principal a não divisão de cômodos – ou seja, tudo funciona em um espaço único. A sala de estar é integrada com a cozinha e um único quarto (por isso é mais comum que esse imóvel seja procurado por pessoas solteiras ou casais sem filhos). Em alguns casos, o studio pode possuir um mezanino para este cômodo, mantendo assim a característica principal do imóvel: a ausência das paredes.
Esse tipo de moradia é amplo, portanto, mesmo sem as divisórias é possível fazer uma boa divisão dos espaços devido ao seu tamanho que fica em torno de 40m².
Uma outra característica pontual desse tipo de moradia é a condição em que estão situados. Em grande maioria, os studios possuem localização privilegiada, próximo aos centros das cidades, fazendo com que o acesso à transporte público e serviços seja fácil e prático.
E assim como qualquer outro apartamento, os studios possuem condomínios que oferecem aos moradores uma gama de facilidades e atividades como academia, piscina, quadras, sauna, etc.
Eles são também comumente confundidos com lofts. Mas vamos esclarecer alguns pontos e diferença entre eles agora para que vocês saibam diferenciá-los! Vamos lá?
Diferenças entre studio e loft
A linha tênue entre loft e studio realmente é bem pequena. Os dois imóveis são facilmente confundidos e com razão! Suas semelhanças são muitas, mas, com algumas características, conseguimos diferi-los.
Pé-direito duplo
O pé-direito para quem não sabe é como chamamos a altura entre o teto e o chão de qualquer edificação. Quando dizemos “pé-direito duplo”, significa que a altura em um determinado espaço é duas vezes maior que a de praxe. Um pé-direito duplo tem por volta de 6 metros.
Os lofts possuem em sua grande maioria o pé-direito duplo e isso se deve à sua origem. Eles surgiram por volta de 1970 nos Estados Unidos como forma de aquecer o mercado imobiliário da época. Com isso, as empresas passaram a oferecer galpões industriais e depósitos desativados como forma de moradia e estes espaços possuíam esse atributo.
Mesmo que alguns studios tenham essa característica, não é algo comum nem atrelado à sua história.
Mezaninos
Uma consequência dos pés-direitos duplos é o mezanino. Essa elevação contribui para implementá-los, destinando assim esses espaços para o quarto dos moradores.
Tamanho
Essa é uma característica importante que também pode ajudar a diferenciar os dois tipos de imóvel. Os studios, mesmo amplos, não passam de 40m²; são espaçosos, mas compactos. Já os lofts não possuem um limite de metragem. Como explicado, eles surgiram a partir de galpões abandonados que, em sua maioria, eram bem amplos e espaçosos. Eles podem chegar até a 100m²!
Vantagens de morar em um studio
Morar em um apartamento studio pode oferecer diversas vantagens para quem opta por esse tipo de imóvel. Entre elas, podemos citar:
- Economia
Em uma avaliação de imóveis, para se chegar ao preço final do mesmo, vários fatores são levados em consideração e um deles é seu tamanho. O studio, por ser um imóvel pequeno, sempre fará a régua dessa avaliação cair;
- Modernidade
O studio é uma tipologia que começou a se popularizar nos últimos anos. Por esse motivo, os novos studios que vão surgindo são feitos a partir de projetos estilosos e contemporâneos;
- Praticidade
A parte prática de um studio vem também do seu tamanho. A metragem limitada faz com que o morador tenha mais facilidade em manter tudo em ordem e organizar o apê;
- Boa localização
Os studios foram pensados para serem imóveis bem localizados, e é isso o que acontece na prática. Em sua maioria, eles estão situados nas regiões centrais das cidades, próximos a serviços e facilidades;
- Conforto
Todo o conforto e aconchego que só um imóvel compacto pode oferecer! Além de seu layout interno permitir que o morador tenha tudo ao seu alcance, o edifício também oferece esse tipo de característica com piscinas, quadras, sauna, portaria 24h, entre outros.
O studio é indicado para que tipo de morador?
O studio com certeza não é um tipo de moradia indicada para pessoas com o perfil familiar muito extenso. Por não ter divisões entre os ambientes, o acumulo de informações e funções em um mesmo espaço pode acabar prejudicando a paz e privacidade dos outros moradores.
Imagina que bagunça seria se alguém estivesse no quarto assistindo televisão, com outra pessoa batendo um suco no liquidificador na cozinha e um terceiro morador ao telefone na sala de estar? Definitivamente não é o melhor dos cenários!
Por isso, esse tipo de imóvel é muito procurado e recomendado para pessoas solteiras, casais recém-casados e também aqueles que não tem filhos nos planos por enquanto.
Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre a o que é um studio! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado! Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.
Fonte: NICOLLE BUENO